quarta-feira, 12 de maio de 2010

ALMINHAS DE PENACOVA




     As Alminhas são pequenos monumentos religiosos e são um dos vestígios mais importantes da arte popular portuguesa . Portugal (julga-se) é o único país do mundo que possui, no seu património cultural, estas mini-capelinhas. Poderemos encontrá-las quase sempre em caminhos rurais, embora também se possa encontrar Alminhas junto às estradas principais. As Alminhas também podem ser incrustadas em velhos muros ou na frontaria de casas e podem ser construídas nos mais diversos materiais.
 São padrões de culto aos mortos, hoje consideradas património artístico-religioso. São pequenos altares onde se pára um momento para deixar uma oração. É frequente encontrar velas e lamparina acesas, deixadas pelas pessoas que passam no local, oferendas de flores e, até mesmo uma caixinha para moedas que são depois utilizadas para rezar missas pelas almas do purgatório.
  Não se sabe ao certo a sua origem, mas sabe-se que a crença em deuses protectores dos caminhos e das encruzilhadas é muito antiga. Como sabemos, antigamente, as viagens eram muito perigosas e os viajantes procuravam a ajuda dos deuses para os livrar dos perigos que tinham que enfrentar, então estas capelinhas eram construídas.
  No concelho de Penacova é fácil encontrar estes motivos da religiosidade do nosso povo. Algumas encontram-se em locais de fácil acesso enquanto outras estão construídas em locais ermos, de pouca passagem, sujeitas ao instinto maldoso de pessoas ignorantes que as têm destruído. Outras foram restauradas de forma grosseira sem ter em conta a sua originalidade e idade.
  Tratando-se de um património de menor importância (nem mesmo a própria igreja lhe tem dado a devida importância) o valor atribuído é relativo, ficando ao cargo dos populares a importância e sua conservação.
  Estes pequenos monumentos populares de grande beleza, importância histórica e cultural mereciam um olhar mais atento. Poder-se-ia de fazer um levantamento de todas as Alminhas existentes no concelho a fim de serem catalogadas e referenciadas tendo em conta o local onde estão erguidas, mas isso será um a empresa que exige alguma colaboração do povo e das entidades que governam o nosso concelho, nomeadamente as Juntas de Freguesia. Haverá alguém interessado?

3 comentários:

  1. PORQUE NÃO , ALERTAR O PRESIDENTE DA jUNTA SOBRE ESTES PORMENORES ?DECERTO QUE AGRADECERÁ O ALERTA.

    ResponderEliminar
  2. Ele lá sabe onde ficam as alminhas?

    ResponderEliminar
  3. Sabe sim e sabe quantas são.Já fez levantamento
    das existentes e brevemente terão surpresas.

    ResponderEliminar