segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mirantes de Penacova


E se o Penedo do Castro tivesse um mirante ?

É assim Penacova, vista do penedo da Carvoeira

Veja também o vídeo em : http://www.youtube.com/watch?v=-1uDsQcVzOE



Penacova é assim! Por onde quer que se vá, esta catita vila proporciona-nos vistas singulares. Estejamos nós no jardim da Pérgola, no mirante Emídio Silva, no Penedo do Castro ou no penedo da Carvoeira, deparamo-nos com magnificas paisagens, quase de fantasia.
Enquanto a facilidade de acesso e a beleza dos locais de vista se realçam mais no mirante Emídio Silva e na Pérgola,os outros locais primam por algumas dificuldade e mesmo ausência de acessos.
Quem já teve o privilégio de olhar para Penacova a partir do penedo da Carvoeira, sabe que dali se observa um magnifico e aprazível cenário. O casario de Penacova sobressai-se, tendo como pano de fundo os cumes quase pontiagudos da serra do Buçaco, que termina junto ao rio Mondego. Mas para chegar aqui é necessário algum espírito de aventureiro, para poder romper entre o matagal existente. Curiosamente, em tempos foi construído um caminho para chegar ao penedo, que hoje não se sabe ao certo onde está, pois a falta de conservação fez com que,ao longo dos anos,este caminho fosse tomado por plantas invasoras. Mas, como não há mal que perdure, nunca é tarde para valorizar este “view point”e dar-lhe condições de interesse turístico, que será, com certeza,muito do agrado do turista que vem conhecer a região de Penacova.
Com menos dificuldade de acesso está o penedo do Castro. Contudo, não deixa de apresentar algum perigo a quem aqui vier. A paisagem vista daqui é muito vasta e belíssima. O vale do rio Mondego, a vila de Penacova e as serras formam um quadro que muito agrada a quem se atrever subir ao penedo.
A fim de aproveitar a potencialidade, em termos daquilo que se pode observar do penedo, seria necessária uma optimização do espaço e do acesso. Actualmente, chegar em segurança ao topo do penedo exige algum arrojo, uma boa preparação física que, por exemplo, os de mais idade já não possuem.
Os degraus e o corrimão de apoio não proporcionam uma subida e descida segura. O corrimão, com cordas de aço, oscilam quando nele se apoiam e algumas das colunas onde o corrimão está afixado estão partidas na base. Os degraus são, por vezes, estreitos ou ausentes, sendo um factor inibidor para quem aqui vem.
Apesar dos pontos negativos referidos, estes dois locais apresentam um grande potencial em termos turísticos se fossem bem aproveitados. Bastava investir algum dinheiro na criação de infra-estruturas nomeadamente na criação de melhores e mais seguros acessos e um verdadeiro mirante, onde as pessoas pudessem estar tranquilas, a observar a paisagem. A construção de um mirante, talvez à semelhança do mirante Emídio Silva, optimizaria e complementava a beleza destes locais, elevando o interesse por Penacova, originando a criação da rota dos Mirantes.
Terá de haver um pouco de alteridade, pormo-nos no lugar de quem nos visita, e perceber o que essa gente procura, apresentar-lhes coisas belas e perfeitas a fim de os impressionar e retê-los durante algum tempo, de maneira que, quando regressarem, tragam como companhia muitos outros, entusiasmados por conhecer a nossa terra. Todos nós só teremos a ganhar.

3 comentários:

  1. O sr.presidente fala em desenvolver o turismo de aventura,para o efeito temos o penedo da carvoeira para escalda.basta mandar limpar os eucaliptos e temos um bom local para o desporto radical.Quanto as vistas,confirmo que de facto são excelentes.

    ResponderEliminar
  2. Concordo!
    Excepto a construção do Mirante... seria descaracterizar! (opinião pessoal)
    Mas são investimentos muito baratos para uma autarquia e suficientes para uma ajuda forte a dinamizar o turismo…
    Deixo mais umas dicas:
    Melhoramento da iluminação nocturna em todos os locais com cabos subterrâneos, incluindo o Penedo da Carvoeira, de certeza que iria ser fantástico olha-lo da Pérgola á noite.
    Deixo a mesma dica para a Livraria do Mondego, afinal serão milhares de olhos a deslumbra-la do IP-3, com o efeito de reflexo das águas do rio iria ficar belo com certeza, e daria vontade a muitos dos que passam de admira-la mais de perto, quem sabe almoçar por ai, etc, etc…
    Elaboração da rota dos Penedos...
    Muito se pode fazer, resta vontade e imaginação!!

    ResponderEliminar
  3. de facto ficava altamente um mirante no penedo do castro. era capaz de melhorar um pouco em termos turisticos. mas tambem não ficaria mal se tivesse um mini bar para as pessoas que o forem lá visitar...

    ResponderEliminar