terça-feira, 12 de janeiro de 2010

MUSEU CASA DA FREIRA



0s museus não são apenas os grandes repositórios dos vestígios materiais do homem e do meio que nos rodeia, mas são também os lugares privilegiados onde se encerra a nossa memória colectiva, mostrando a quem nos visita quem fomos, o que somos e muito do que queremos conservar para o futuro. Têm, também, como finalidade recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental, colecções de objectos artísticos e históricos.
Em Penacova existem alguns pequenos museus, de dimensão local, que, tendo em conta a sua especificidade, conservam e mostram um pouco dos nossos costumes e história.
Curiosamente, no sítio na Internet da Câmara Municipal de Penacova, na secção Turismo e Cultura, verificamos alusão a três museus: Museu do Moinho Vitorino Nemésio, Núcleo Museológico dos Cabouqueiros (Fornos da Cal) e dos Carpinteiros e Museu de Lorvão. O Museu da Freira, o único museu da Vila de Penacova, não tem honras de figurar na lista de museus a visitar o que sugere algumas divagações.
Na verdade, trata-se de um museu modesto comparado com o valioso acervo do Museu de Lorvão ou com o Museu do Moinho. Contudo, é uma casa museu, conforme indica uma placa de latão afixada à entrada, onde estão guardados algumas das memórias desta terra.
Como museu tipicamente etnográfico, podemos ver aqui retratado actividades tradicionais e o quotidiano do povo do concelho de Penacova através de fotografias, objectos e trajes. Também poderemos folhear exemplares de jornais, Notícias de Penacova (algumas do tempo da Monarquia) verdadeiros documentos que retratam tão bem a sociedade penacovense ao longo de alguns anos.
É um pequeno e interessante museu, mas… está fechado. Há já algum tempo, talvez anos, que o museu está encerrado.
É intrigante a pouca importância dada ao museu pelas entidades maiores, nomeadamente a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Será que o museu não representa uma mais-valia em termos oferta cultural para o povo e para quem nos visita? Ou será que o exíguo espaço não dignifica o acervo?
Na verdade, seria óptimo que existisse um espaço maior, que servisse não só para guardar o espólio museológico mas também para expor trabalhos (pintura e escultura) dos nossos artistas. Atrever-me-ia a sugerir o edifício do tribunal, quando os seus serviços fossem transferidos para o projectado tribunal da Eirinha. Devido à sua centralidade e história (já foi prisão) é o edifício indicado para ser o futuro museu de Penacova. Além de funcionar como museu teria outras valências como local de exposições temporárias. Existem no concelho artistas, contemplados com prestigiados prémios, que devem ser acarinhados e apoiados durante a sua existência e serem-lhes dado a oportunidade de mostrarem aquilo que tão bem sabem fazer e pelo qual são reconhecidos pelo país fora.
A história, os costumes e tradições do concelho incentivaria a procura de acervo pelas aldeias e tenho a certeza que muita coisa, se encontraria a fim de enriquecer este potencial museu, que me atrevi a imaginar.
Como dizia Fernando Pessoa: Deus quer, o homem sonha e a obra nasce. Será preciso um deus que queira realizar o sonho descrito atrás?
Voltando ao Museu da Casa da Freira e desconhecendo as razões para que este permaneça fechado, mesmo no período estival, seria demais interessante que o colocassem na rota dos museus de Penacova, mesmo sendo a sua importância relativa.


6 comentários:

  1. É sem dúvida alguma um exemplo digno de ser apontado como indicador da vontade, ou falta dela, em acarinhar a cultura em Penacova. Talvez, quem sabe, venham melhores dias para aquele e outro património da nossa terra. A oportunidade criada pela mudança de mentalidades, poderá bem ser o motor de tão necessária aleração da ordem enquistada.

    ResponderEliminar
  2. Recordo-me quando era miúdo de ver na casa de meu avô restos de balas de canhão e baionetas.Dizia o meu avô que eram vestígios da batalha do Buçaco.Estas peças poderiam servir para o museu.Também acredito que ainda haja muitas casas pelas aldeias do concelho que possam ter coisas antigas para um museu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Tó João , o Município de Penacova através do seu projeto Caminhos da Batalha do Bussaco teria todo o gosto em inteirar-se sobre o espólio que diz ter conhecimento e as histórias que o seu avô lhe transmitiu sobre a Batalha do Buçaco. Espero que passado este tempo ainda nos consiga responder . Obrigado.

      Eliminar
  3. Falas em dar uma oportunidade aos artistas,espero bem que isso venha acontecer com as mudanças no Largo do Terreiro,que tenham outra visão e que os reconheçam como factor importante para a cultura penacovense.Não os deixem morrer para depois reconhecerem neles o seu valor ou deixa-los cairem no esquecimento.

    ResponderEliminar
  4. Esse museu encontra-se fechado, porque o edificio pertence a um particular que rompeu amizade com a Camara.
    Dai nunca mais ter sido aberto ao publico. É realmente uma grande pena!

    ResponderEliminar
  5. Dizem para aí que quem mandava era um tal Paulo Amaral.Muito mal vai esta terra quando se tem de ceder a caprichos de certas pessoas que dizem muito fazer por ela e acabam por ser eles os grandes responsaveis pela letargia em que ela se encontra.

    ResponderEliminar