domingo, 7 de março de 2010

HISTÓRIA DE PENACOVA - A BARCA SERRANA


  O Rio Mondego foi, em tempos idos, uma via fluvial muito importante, desempenhando um papel de relevo no comércio da região de Penacova ,onde havia vários portos, sendo o da Raiva o mais importante centro de embarque e desembarque de produtos.
  A vida de muitos habitantes da região, sobretudo das povoações ribeirinhas, estava intimamente ligada ao rio os quais se dedicavam ao transporte de mercadorias, rio abaixo, rio acima, utilizando para o efeito uma barca, de nome “ Barca Serrana”.
  O nome “serrana” deve-se ao facto de ir da serra carregada de lenha, carqueja e ramagem, que era vendida para os fornos das padarias de Coimbra e Figueira da Foz. Para além destes produtos, eram levados, também, vinho, milho, azeite, carvão vegetal, telha e cal. Na volta vinha carregada de sal, peixe, arroz e louça”.
A Barca Serrana terá sido inspirada em modelos da Mesopotâmia e é da família dos barcos da ria de Aveiro. Era uma embarcação que media usualmente entre os 15 e 20 metros de comprimento por 2,40 de largura. Possuía o fundo chato de forma a facilitar a passagem pelos baixios e era utilizada sobretudo para a navegação ao longo do rio, num trajecto entre a região de Penacova e a Figueira da Foz. Tinha capacidade para transportar cargas até aproximadamente 15000 quilos. As extremidades eram em bico de ponta levantada e permitia a colocação de uma vela de lona branca, que se apoiava num mastro que poderia atingir os 8 metros de altura a fim de substituir a vara na propulsão da barca.
Os barqueiros, eram gente pobre (pois esta profissão não enriquecia ninguém, era apenas uma forma de subsistência) andavam sempre de calças arregaçadas, e descalços.
  A tripulação era habitualmente constituída por 6 homens. Ao subir o rio, em direcção a Penacova, em caso de carência de vento para empurrar a barca, quatro homens, depois de amarrarem uma corda no bico da ponta levantada, saltavam para a margem e à força de braços puxavam o barco – esta actividade, que exigia grande esforço, era conhecida como puxar o barco "à sirga”. Dos outros dois tripulantes, dentro da barca, um ocupavam-se do leme e outro fazia força na vara para impulsionar a embarcação.
  Era uma profissão muito dura  e que não teve seguidores. Actualmente esta profissão está extinta e a barca serrana é apenas um mero objecto de folclore, um vestígio de uma forma de vida que o tempo apagou.


10 comentários:

  1. Desde a época da barca serrana que muita coisa mudou.O rio já não é mais o mesmo.Hoje se quiséssemos percorrer o trajecto que a barca serrana fez há dezenas de anos atrás, encontraríamos demasiados obstáculos difíceis de transpor,como os inestéticos e inúteis açudes que sem uma boa razão foram construídos ao longo do rio.

    ResponderEliminar
  2. Mas é pena, porque até á pouco tempo viamos a Barca Serrana de Penacova, toda engalanada a descer o rio Mondego, e até isso acabou, não existe nenhuma navegavel para mostrar aos nossos netos, as nossas raizes historicas.
    Só com fotografias e algumas ainda recentes!!!!!

    ResponderEliminar
  3. E vai ser destas fotografias que as gerações vindoiras se vão valer, para saber como era a barca serrana.Quem é capaz de a construir já está numa idade muito avançada e parece que já não há mais ninguém,com engenho e arte,para levar avante novas construções.Cave aqui, à Câmara Municipal,a ultima palavra, a fim de não deixar morrer um vestígio único de um modo de vida que em tempos caracterizou a população ribeirinha de Penacova.

    ResponderEliminar
  4. Se caracterizou a população ribeirinha de Penacova e teve sua importância histórica, não pode ser esquecida ou lembrada somente por fotos, creio eu. O progresso é necessário,a evolução é algo incontrolável e também necessária, porém as raízes de um povo não podem ser esquecidas para que as novas gerações, inclusive, reconheçam o valor de antes e o de hoje, e orgulhem-se do agora, fruto do trabalho de muitos de outrora.Salve a Barca Serrana. Necessário faz-se homenageá-la.
    Heliana

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com o Tó Zé e com a Heliana.
    Mas será que a Camara é capaz de por a Barca a navegar novamente?

    ResponderEliminar
  6. ENQUANTO ESPERAMOS PELA VERDADEIRA BARCA SERRANA, VAMO-NOS CONTENTANDO COM AS MINIATURAS DO FLÁVIO TIM-TIM.

    ResponderEliminar
  7. " a barca serrana é um mero objecto de folclore"...simboliza bem a realidade do rancho folclórico de Penacova, que é composto quase pela terceira idade.A juventude não se interessa por manter e representar as tradições da nossa terra.

    ResponderEliminar
  8. Que pena, que triste. A juventude de uma forma geral, não somente em Portugal, mas no Brasil também, não reconhece, muitas vezes valores históricos e aqui, pior ainda, muitas vezes valores existenciais. Será que a falha é deles, ou nossa (mais velhos), será que os fizemos compreender, respeitar a lei de evolução sem menosprezar suas origens, seus antepassados e seu trabalho, para tudo estar em seu lugar hoje?

    ResponderEliminar
  9. Sabem dizer qual o significado de CP na assinatura?

    ResponderEliminar