segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MIMOSAS EM FLÔR


     Há muitos anos atrás, professor Vitorino Nemésio, ao visitar Penacova, ficou impressionado com a paisagem desta vila, a qual descreveu assim: "...É preciso chegar às abertas e miradouros para achar a razão de ser da fama de Penacova, que é o seu admirável panorama de água, pinho e penedia..."
Como podemos ler neste excerto, o Professor fez referência à água, pinheiros e penedia que, a esse tempo (anos 40 ou 50?) caracterizava a Natureza de Penacova. Talvez por ter visitado Penacova fora de época ou por não existirem ainda, não fez qualquer menção às acácias. Se existissem nesse tempo e o Professor tivesse visitado Penacova nos meses de Janeiro a Março, diria, com certeza, que o amarelo das flores das acácias alterava, pontualmente mas de forma quase radical, a paisagem, tornando-a mais vistosa e agradável aos olhos de quem a vêem.
   Na verdade, neste momento a paisagem junto ao rio e as montanhas próximas, apresentam um tom amarelado que se realça à distância. Apesar de este ano o tempo de sol ser sido mais reduzido devido ao rigor do Inverno, as acácias lá estão, floridas, no seu máximo esplendor, contribuindo para o cartaz turístico de Penacova.
   Mas esta beleza proporcionada pelas mimosas tem o seu senão. A acácia é considerada uma espécie exótica, invasora, que ameaça a sobrevivência das espécies indígenas. É originária da Austrália, as suas flores fazem lembrar um cacho, com pequenos globos amarelos lustroso, muito aromáticos.
Forma povoamentos muito densos que dificultam o desenvolvimento da vegetação nativa e impedem a sua recuperação. Produz muita folhada rica em azoto aumentando o seu conteúdo no solo. Produz muitas sementes com grande longevidade cuja germinação é estimulada pelo fogo. Regenera facilmente após corte ou fogo. É considerada como uma praga.
   Muito mais se pode dizer da acácia:
   Os povos antigos da Ásia, tiveram um respeito extremado pela acácia chegando a ser considerado um emblema solar porque suas folhas se abrem com a luz do sol ,ao amanhecer e fecham-se com desaparecer do sol ao fim do dia; sua flor faz lembrar o disco solar. Para os egípcios e para antigas tribos árabes era uma árvore sagrada . O sentimento dos israelitas pela acácia começa com Moisés, quando na construção dos elementos mais sagrados (Arca, Mesa, Altar) utilizou a madeira da acácia , pelas suas características de resistência à putrefacção.
    A acácia é a planta consagrada nas cerimónias, Graus e Espírito da maçonaria, como símbolo da inocência, iniciação e imortalidade da alma. Na lenda do 3º grau, o ramo de acácia indica o lugar onde os três companheiros homicidas haviam ocultado o corpo do Mestre Hram, por eles assassinado no Templo de Salomão. É o símbolo de imortalidade nos emblemas maçónicos. O famoso Diploma da Acácia é conferido ao maçom assíduo.
   A acácia é uma árvore que possui cerca de 500 variedades distintas, todas produzem flores perfumadas brancas ou amarelas, está presente em todos os continentes.

4 comentários:

  1. Apesar de provocar alergias,as flores amarelas dão uma tonalidade muito bela à paisagem de Penacova.Foi bom saber que a acácia tem outros valores simbólicos que vai para além dos efeitos maléficos da nossa floresta.

    ResponderEliminar
  2. "...vai para além dos efeitos maléficos DA nossa floresta..." - Queria dizer : vai para além dos efeitos maléficos NA nossa floresta.

    ResponderEliminar
  3. Estas fotos captaram muito bem o amarelo das flores das mimosas.O amarelo contrasta muito bem com o resto da paisagem.

    ResponderEliminar
  4. Emoldurado pelas mimosas, o Mondego assume sua beleza envaidecida pela coroa de cores e luzes que anunciam uma nova estação, uma nova energia de vida laureada de charme e poesia.

    ResponderEliminar