domingo, 3 de janeiro de 2010

O PARQUE VERDE DE PENACOVA

Ver filme em: http://www.youtube.com/watch?v=qGn1Yb35zeY


Os parques verdes, para a maioria das pessoas, não são mais do que um bonito local, bem tratado e aprazível, onde se pode observar uma variada flora, bons relvados e boas sombras no período de Verão.
São espaços públicos com especificidades próprias cuja preservação e conservação urge ser assegurada de modo a permitir que os munícipes e utentes possam usufruir e beneficiar dos mesmos em condições adequadas que reflictam as actuais preocupações com a natureza e o meio ambiente. Servem para usufruto do público de várias idades, assumindo-se como ponto de encontro privilegiado para contactar com o meio natural e a envolvência ambiental, sendo sempre um bom pretexto para um passeio em família.
Assim deveria ser com os nossos parques, mas estes nem conseguem rivalizar com o minúsculo jardim da Pérgola.
Penacova tem dois locais com honras de parque, à falta de melhor e mais competitivo. Temos o Parque Municipal, fechado há anos e abandonado e temos o chamado Parque Verde em Carrazedos.
O Parque Verde, que de verde tem pouco, foi criado com a intenção de ser o pulmão de Penacova, o local de lazer e prática desportiva.
A fim de incentivar os penacovenses para uma boa forma física foi construído um percurso de manutenção, mas, julgando pelo número de usuários desta pista, dá a entender que não é muito apelativo.
Mas não é só o percurso de manutenção que não é atractivo. Todo o conjunto do parque não apresenta condições para apelar à aproximação da população de Penacova e muito menos quem vem de fora. Apesar de ter um parque de merendas, um espaço para as crianças, o percurso de manutenção, tudo o resto é muito pobre. Os jardins são exíguos e não existem espaços relvados.
A manutenção é quase inesistente, tendo em conta os muros e barreiras caídas. Em pleno Verão, raramente se regavam os pequenos canteiros. Existe uma represa que recolhe a água de uma pequena nascente que merecia um outro olhar a fim de fazer dele um verdadeiro lago, mais atractivo.
Devido à especificação do local onde se encontra é necessária uma manutenção mais permanente e cuidada a fim de evitar que as barreiras e pedras caiam correndo o risco de ferir alguém.
A erosão é um problema presente, com maior incidência no período das chuvas, que se pode resolver com a plantação de árvores. Poder-se-ia arborizar com espécies diferentes, para que um dia estas plantas possam ter um interesse didáctico e científico para a comunidade estudantil: um pequeno jardim botânico.
Bons exemplos a ter em conta, nas devidas proporções, são os parques verdes da Mealhada, de Mortágua e do Luso. Talvez, vendo estes parques se possa tirar alguma ideia que possa enriquecer o nosso e torna-lo mais atractivo durante todo o ano.
Resumindo e concluindo, para que este parque possa ter honras de um verdadeiro parque, é preciso muito mais do que aquilo que ali podemos ver. É necessária mais imaginação, dinamização e empenho.

2 comentários:

  1. Não posso deixar de comentar, por concordar em pleno…
    Como frequentador daquele espaço, deixo algumas ideias:
    Iluminação, aproveitamento dos recursos hídricos existentes para rega no período de verão, não recorrendo á rede pública, mini campo de futebol e uma ideia um pouco mais arrojada, o ponto mais alto do parque, onde existe actualmente “miradouro”, instalação de um bar com mais uma das “boas vistas” existentes por Penacova.
    O circuito pedonal, quem sabe se um dia não passaram por ali, alguns dos milhares de pessoas que descem o rio todos os verões, sendo parte da ligação de um circuito entre o Penedo Castro e o Reconquinho… Mas não divagando, porque o tema é o Parque Verde!
    Este, aliado ao parque de estacionamento, excelente área, para palco de todas as comemorações que se fazem por Penacova, o Terreiro ficava livre para um verdadeiro jardim com água, estando a terra ligada ao rio, até quem sabe a Barca Serrana… sem carros, a solução está junto á Rotunda da Nora… Novamente a divagar!!
    Sendo uma área muito extensa, existe espaço para caminhos empedrados, que fariam suporte ás festas com as barraquinhas habituais e mesmo á feira mensal, na minha opinião é possível efectua-la naquele espaço sem usar as vias urbanas. A área restante em piso térreo com os actuais passeios em saibro, com relvados e zonas arborizadas.
    E porque não dignificar a entrada do parque, como convite a todos os Penacovenses e visitantes a frequentar. Muito se pode fazer, é preciso é imaginação e vontade.
    Ah!! E o ecrã gigante?
    Será que vamos lá ver a nossa selecção no mundial da África do Sul?
    Já agora deixo também mais um exemplo de um espaço verde que foi inaugurado do passado dia 18 de Dezembro em Tondela.

    http://www.cm-tondela.pt/portal/page?_pageid=342,11314962&_dad=portal&_schema=PORTAL

    ResponderEliminar
  2. Em Penacova as coisas são feitas às três pancadas. Quando da construção do parque verde, não houve uma preocupação para o limpar das pedras, que abundam por todo o lado, nem das plantas invasoras. O aspecto é de um parque abandonado onde não se nota qualquer preocupação relativamente à sua conservação. Os penacovenses queriam um parque e a melhor forma de o município os calar foi dar-lhes o que está à vista, é como dar um rebuçado a uma criança para esta se calar. Pobre terra que não passa da cepa torta, venha quem vier, ninguém consegue fazer melhor, fica tudo na mesma.

    ResponderEliminar